learnex

Eltânia André

ELTÂNIA ANDRÉ

 

Eltânia André nasceu em Cataguases, Minas Gerais, hoje vive em São Paulo.

É autora de Manhãs adiadas (Contos, Editora Dobra, SP, 2012).

 

Contatos:

 

APRESENTAÇÃO: Para Fugir dos Vivos



Alguns romances nos fazem mais conscientes de nossa capacidade de mergulhar nas histórias. Existem textos que nos prendem e nos despertam um interesse maior, a delícia se faz mais presente, mesmo prazer de quando ainda éramos jovens. Aquele instalado em um passado distante e que acabou transformando-se em hábito, o da leitura. Ler Para Fugir dos Vivos, de Eltânia André, foi para mim recuperar o universo muitas vezes perdido desta sensação, a de mergulhar em um mundo novo, fruir, fruir, querer que o tempo se arraste, as páginas não cheguem ao fim.

Tanto no Livro Um como no Livro do Miguel entramos na intimidade dos narradores, onde os dois irmãos filhos de Ismália, a Maria Comprida, com suas unhas de arranhar pesadelos, e do coveiro Fonseca e seu chapéu assustador, mergulham no passado às margens do rio Pomba, lugar onde nasceram, e desfilam tristezas que habitam o noturno de suas almas. Ali, de certa forma, morrem um pouco todos os dias, vítimas das rudezas de uma educação em que o silêncio sempre se faz incapaz de trazer ternuras. A falta de delicadeza presente é cortante como a navalha Monserrat Pou, que o filho mais velho ganharia do barbeiro.

E lá crescem vítimas de injustiças, castigos, mãos pesadas. E, quando recordam o sucedido, sentem ainda a mágoa presente, mesmo que distantes, afastados, vivendo fora dali, adultos.

Ao entrarmos em contato com as perspectivas de cada um deles, podemos observar a diversidade psicológica do humano. Os dois recuperando suas dores deslocados e tristes, na rápida visita de despedida.

Nas palavras bem escritas da autora destacam-se algumas preciosidades. Como no momento em que o menino recorda uma surra: arrepios percorreram o meu corpo, os pelos eriçados pela lembrança trazem à tona todo o afeto daquele instante com a eficácia devastadora de um câncer. Metástase na alma.

Nem sempre a nossa arma é o que a memória guarda.

 

 

 


 

 

Livro: Para fugir dos vivos

Autor: Eltânia André

Gênero: Romance

Número de Páginas: 192

Formato: 16x23

Preço: R$ 38,00 + frete